quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA PARA O DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

Controladoria? O que é isso? Para que serve?
Essa é a resposta mais comum quando você pergunta a um pequeno e médio empresário brasileiro hoje em dia sobre o departamento de controladoria de sua empresa. Isso significa que nós ainda estamos um pouco atrás dos países em desenvolvimentos, pois os mesmo aplicam os conceitos da Controladoria no dia-a-dia de suas empresas.
Infelizmente um reflexo dessa falta de conhecimento sobre a Controladoria, se traduznas tristes estatísticas do SEBRAE, onde 80%-90% das empresas não chegam ao seu 5º ano de vida, onde também 30% dessas empresas não completam o primeiro ano de vida. O que fazermos para mudar essa realidade? Controlar é a saída.
Todos os setores de uma empresa são vitais para seu pleno funcionamento, mas a controladoria em particular é extremamente importante para sua saúde e prosperidade, pois é ela que é responsável pelo acompanhamento do planejamento realizado, ante o planejado, indicar correções caso necessário.
A Controladoria tem como sua missão “Assegurar a otimização do resultado econômico da empresa”, e entre os seus principais objetivos destacam-se: promoção da eficácia organizacional, viabilização da gestão econômica, promoção e interação entre as áreas de responsabilidades, indicações das correções de rumo, monitoramento da execução dos objetivos estabelecidos.
A filosofia de atuação da controladoria é coordenar esforços visando à sinergia das ações, participação ativa no processo de planejamento, interação e apoio às áreas operacionais, induções às melhores decisões para a empresa como um todo, credibilidade, persuasão e motivação.
Dentre as suas funções, destacam-se: Subsidiar o processo de gestão por meio de um sistema de informações que permita simulações e projeções sobre eventos econômicos no processo de tomada de decisão; Apoiar a avaliação de desempenho analisando as áreas, gestores, empresa e sua própria área; Apoiar a avaliação de resultado elaborando a análise do resultado econômico dos produtos e serviços, monitorando e orientando os processos de padronizações, avaliando o resultado de seus serviços; Gerir os sistemas de informações definindo a base de dados que permita a organização da informação necessária à gestão, elaborando modelos de decisão para diversos eventos econômicos e padronizando o conjunto de informações existentes.
o Processo de Gestão, os gestores devem planejar cuidadosamente suas ações, programar planos adequados e proceder a uma avaliação sistemática de desempenho realizado. Dentre os principais instrumentos da controladoria estão: planejamento estratégico (operacional e programação), execução e controle.
Então hoje podemos afirmar que pela falta de conhecimento e de implantação da controladoria, as empresas passam por momentos ruins, dos quais poderiam ser evitados em sua maioria pela controladoria.

ADM. Prof. Carlos Ernesto Holanda
CH Consultores
Fonte: http://www.craceara.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=366:a-importancia-da-controladoria-para-o-desenvolvimento-empresarial&catid=39:artigos&Itemid=87 - 17/01/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário